O Novo Lancia Pu+Ra HPE é um carro conceito que expressa a visão do futuro da Lancia, combinando design, sustentabilidade, tecnologia e eletrificação. É um carro 100% eléctrico, com mais de 700 km de autonomia e recarga rápida em 10 minutos. O seu design exterior é inspirado no passado da Lancia, com luzes traseiras redondas que lembram o lendário Stratos e linhas horizontais que ecoam a estrutura de proteção solar do Lancia Beta HPE dos anos 70. O interior é uma simbiose entre mobiliário, tecnologia e ambiente, graças à colaboração com a Cassina, líder no mundo da indústria do mobiliário, e ao sistema S.A.L.A., que permite ajustar o ambiente interior com um botão ou com a voz.
Algumas das características técnicas e equipamentos do Novo Lancia Pu+Ra HPE são:
- Motorização: 100% elétrica, com uma potência de 300 kW (408 cv) e um binário de 600 Nm.
- Autonomia: mais de 700 km com uma única carga.
- Tempo de recarga: cerca de 10 minutos para recarregar 80% da bateria.
- Consumo energético: menos de 10 kWh/km.
- Design exterior: inspirado no passado da Lancia, com luzes traseiras redondas que lembram o Stratos e linhas horizontais que ecoam a estrutura de proteção solar do Beta HPE.
- Design interior: inspirado no mundo do mobiliário italiano, graças à colaboração com a Cassina, com bancos que reinterpretam o tecido Lancia, tapete de fibra natural e mesa de café redonda na consola central.
- Tecnologia: equipado com uma interface virtual S.A.L.A. que permite ajustar o ambiente interior com um botão ou com a voz, usando as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience). Também possui condução autónoma de nível 3 e inteligência artificial.
Como funciona a condução autónoma de nível 3?
A condução autónoma de nível 3 significa que o carro é capaz de circular sozinho, mudar de faixa, acelerar ou travar em função da fluidez do trânsito, sem que o condutor tenha de intervir. No entanto, isso só ocorre em certas condições, como em locais pré-determinados (por exemplo, uma autoestrada) e situações pré-estabelecidas (por exemplo, abaixo de uma determinada velocidade). Além disso, o carro informa o condutor quando ele precisa assumir o controle. Portanto, o condutor ainda precisa estar atento e pronto para intervir em caso de emergência ou mudança de cenário.
Em que consiste a tecnologia Chameleon?
A tecnologia Chameleon é uma das tecnologias que fazem parte do sistema S.A.L.A. (Sound Air Light Augmented) do Novo Lancia Pu+Ra HPE. Esta tecnologia permite que o ambiente interior do carro se adapte às preferências do condutor e dos passageiros, mudando a cor, a intensidade e a direção da iluminação. Assim, é possível criar diferentes atmosferas e sensações a bordo, de acordo com o humor, o clima ou a ocasião. A tecnologia Chameleon pode ser ativada por um botão ou por uma instrução vocal.
Aerodinâmica e Jantes
Algumas das soluções aerodinâmicas deste carro são:
- Tejadilho baixo: reduz a resistência do ar e melhora a eficiência energética.
- Retrovisores exteriores digitais: substituem os espelhos convencionais por câmaras que projetam as imagens no interior do carro, diminuindo o arrasto aerodinâmico.
- Jantes aerodinâmicas: otimizam o fluxo de ar em torno das rodas e contribuem para a redução do consumo de energia.
- Três secções de proteção frontais: canalizam o ar para as laterais do carro, aumentando a estabilidade e a performance.
- Elementos aerodinâmicos: integrados na carroçaria, como o spoiler traseiro e os difusores inferiores, que melhoram o equilíbrio e a aderência do carro.
O Novo Lancia Pu+Ra HPE usa jantes aerodinâmicas de 19 polegadas, que otimizam o fluxo de ar em torno das rodas e contribuem para a redução do consumo de energia. As jantes têm um design inspirado na geometria do logotipo da Lancia e são feitas de material reciclado. As jantes também têm um sistema de monitorização da pressão dos pneus.
Porquê Pu+Ra HPE ?
O nome Pu+Ra HPE tem um significado especial para o Novo Lancia Pu+Ra HPE. Segundo a marca, “Pu+Ra” refere-se à nova linguagem de design da marca, pura e radical, onde os volumes dos automóveis são criados a partir da intersecção de formas elementares e icónicas como o círculo e o triângulo. Já “HPE” significa High Performance Electric, para um automóvel que é ao mesmo tempo Eco-sustentável, Emocionante e Evolutivo. O acrónimo HPE foi usado pela primeira vez na década de 70 do século passado no Lancia Beta, então significando High Performance Estate, num símbolo de carácter desportivo e prático.
Trabalho na área de tecnologia e informática desde 1993 e na área de internet como blogger e webmaster desde 2004. Adoro tecnologia, gadgets, cinema e viagens. Adoro investigar e escrever sobre tecnologias, viagens e carros.
Publicar comentário