O Google anunciou um novo recurso de verificação para remetentes baseado num padrão de segurança para certificar os e-mails de empresas. A partir de agora, os utilizadores do Gmail verão um selo de seleção azul para identificar as mensagens de remetentes legítimos. Isso ajuda a combater fraudes e desinformação online.
O selo azul do Gmail funciona da seguinte forma: o remetente do e-mail precisa confirmar que é o proprietário do endereço de e-mail e do logotipo da marca, e que as informações no e-mail foram verificadas para garantir que não são falsas ou fraudulentas. Para isso, o remetente precisa usar alguns padrões de segurança, como o Brand Indicators for Message Identification (BIMI), o Verified Mark Certificate (VMC) e o Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance (DMARC). Estes padrões ajudam a evitar que os e-mails sejam spam ou phishing. Quando o utilizador recebe um e-mail com o selo azul, ele pode passar o rato e ver uma mensagem dizendo que o remetente foi verificado.
Como posso obter o selo azul para o meu e-mail?
Para obter o selo azul para o seu e-mail, você precisa seguir alguns passos. Primeiro, você precisa autenticar o seu e-mail usando Sender Policy Framework (SPF) ou Domain Keys Identified Mail (DKIM) e implantar DMARC. Estes são padrões de segurança que evitam a suplantação do seu domínio. Segundo, você precisa fornecer o seu logotipo de marca comercial validado ao Google por meio de um Certificado de Marca Verificada (VMC). Esse é um documento que comprova a propriedade do seu logotipo e que ele é registrado em uma autoridade de propriedade intelectual. Depois disso, o Google irá verificar o seu e-mail e exibir o selo azul ao lado do seu nome de remetente.
O selo azul é gratuito ou pago?
O selo azul do Gmail é gratuito para os utilizadores que cumpram os requisitos de verificação. Você não precisa pagar nada ao Google para obter o selo azul, mas pode ter alguns custos associados ao registro do seu domínio e do seu logotipo. Além disso, você precisa ser um cliente do Google Workspace, que é uma solução paga que oferece várias ferramentas de produtividade e colaboração, como o Gmail, o Drive, o Meet, o Docs e muito mais.
Quais são os benefícios do selo azul?
Os benefícios do selo azul são imensos. Com o actual estado das coisas é cada vez mais necessário existirem sistemas de verificação que nos possam indicar se aquele email é verdadeiro e enviado por aquela organização.
- Aumentar a confiança e a credibilidade dos seus e-mails, pois os utilizadores podem ver que você é um remetente legítimo e verificado.
- Reduzir o risco de que os seus e-mails sejam marcados como spam ou phishing, pois o Gmail verifica a autenticidade das suas mensagens.
- Reforçar a sua identidade visual e a sua marca, pois o seu logotipo aparece junto ao seu nome de remetente.
- Melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails, pois os utilizadores tendem a prestar mais atenção aos e-mails com o selo azul.
Este selo não resolve todas as questões de segurança e não nos garante que o conteúdo do mesmo tenha sido enviado pela pessoa que vem no remetente. Um meliante poderá obter acesso ao nosso email e enviar, por exemplo, pedidos de pagamento para outra conta bancária. Será necessário continuar estar muito atentos para não cair em esquemas de phishing e fraude.
Trabalho na área de tecnologia e informática desde 1993 e na área de internet como blogger e webmaster desde 2004. Adoro tecnologia, gadgets, cinema e viagens. Adoro investigar e escrever sobre tecnologias, viagens e carros.
Publicar comentário