A felicidade é um tema muito complexo e interessante, que tem sido estudado por filósofos, psicólogos e cientistas há muito tempo. Não há uma resposta única ou definitiva para o que é a felicidade e ser feliz, pois isso depende de vários fatores individuais, culturais e situacionais. No entanto, podemos tentar entender algumas perspectivas diferentes sobre esse assunto.
Uma das primeiras referências filosóficas sobre a felicidade vem de Tales de Mileto, que viveu na Grécia antiga entre os séculos 7 e 6 a.C. Ele disse que é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada” . Para os gregos antigos, a felicidade estava relacionada com a sorte de ter um “bom demónio” (eudaimonia), que era uma espécie de génio protetor .
Outros filósofos gregos, como Demócrito, Sócrates, Platão e Aristóteles, desenvolveram outras ideias sobre a felicidade, relacionando-a com o prazer, a virtude, a justiça, a sabedoria e o bem da alma . Para eles, a felicidade não era algo que se podia alcançar facilmente, mas sim um objetivo que exigia esforço, reflexão e autoconhecimento.
Na época moderna, surgiram outras concepções de felicidade, baseadas na razão, na liberdade, na igualdade e nos direitos humanos. Por exemplo, o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau afirmou que “o homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado” , sugerindo que a felicidade depende de romper as correntes da opressão e da alienação.
No século 20, a psicologia começou a estudar cientificamente a felicidade, procurando entender quais são os fatores que influenciam o bem-estar subjetivo das pessoas. Alguns desses fatores são: as emoções positivas, as relações sociais, o senso de propósito, a autoestima, a saúde física e mental, a gratidão e o otimismo .
Hoje em dia, existem diversas abordagens e correntes de pensamento sobre a felicidade e ser feliz. Algumas delas são: a psicologia positiva, que se dedica a estudar as forças e virtudes humanas; o budismo, que ensina a superar o sofrimento através da compaixão e da meditação; o minimalismo, que propõe uma vida mais simples e consciente; e o coaching, que oferece ferramentas para alcançar metas pessoais e profissionais .
Como posso ser mais feliz?
Essa é uma pergunta muito comum e importante. Ser mais feliz depende de vários fatores, mas existem algumas dicas práticas que podem ajudar você a se sentir melhor consigo mesmo e com a vida. Veja algumas delas:
- Passe tempo fora de casa, preferencialmente na natureza. Isso pode melhorar sua saúde mental e estimular seu cérebro a produzir sentimentos de felicidade e equilíbrio emocional .
- Faça exercícios físicos regularmente. O corpo liberta endorfinas, que criam sensações de felicidade e euforia, além de reduzir o stress, a ansiedade e a depressão.
- Durma mais e melhor. Dormir pouco pode afetar seu humor, seu julgamento, sua capacidade de aprender e sua saúde física. Dormir bem pode aumentar sua energia, sua criatividade, sua imunidade e sua satisfação .
- Aprecie as pequenas coisas da vida. Seja grato pelo que você tem e não se compare com os outros. Cultive um senso de humor e ria mais. Faça coisas que você gosta e que lhe dão prazer.
- Cultive bons relacionamentos. Seja gentil, generoso e empático com as pessoas ao seu redor. Mantenha contato com seus amigos e familiares. Procure apoio quando precisar e ofereça ajuda quando puder.
- Desenvolva hábitos mais alegres. Medite, mantenha um diário ou experimente coisas que o façam feliz. Conheça suas forças únicas e aplique-as em coisas maiores do que você mesmo (como trabalho voluntário, por exemplo).
- Gaste seu dinheiro com sabedoria. Não se preocupe tanto em acumular bens materiais, mas em investir em experiências que enriqueçam sua vida. Viaje, aprenda algo novo, faça um curso, doe para uma causa.
Essas são apenas algumas ideias para ser mais feliz agora. Você pode experimentar algumas delas e ver como se sente. Lembre-se de que a felicidade é um processo contínuo e que depende muito da sua atitude e da sua perspectiva.
TED Talks sobre a Felicidade
Antes de morrer, quero… | Candy Chang
Porque é que não conseguirá ter uma grande carreira | Larry Smith | TEDxUW
Por que fazemos o que fazemos | TED Talks | Tony Robbins
Isabel Allende: Como viver apaixonadamente – não importa a sua idade | TED
O segredo feliz para trabalhar melhor | Shawn Acho
Como os grandes líderes inspiram a acção | Simon Sinek
O que é que nos faz sentir bem com o nosso trabalho? | Dan Ariely
Estudei na área de animação sócio cultural e sempre fui apaixonada por ler e escrever. Actualmente sou animadora sócio-cultural, consultora independente de viagens e também sou blogger nas temáticas lifestyle, moda, utilidades, desporto e viagens.
Publicar comentário