O Google Bard é um programa/experiência do Google na área da inteligência artificial. Podemos usar o Bard para aumentar a produtividade, acelerar ideias e alimentar curiosidade. Você pode pedir ao Bard para lhe dar dicas para alcançar seu objetivo de ler mais livros este ano, explicar física quântica em termos simples ou estimular sua criatividade esboçando um post de blog. O Bard também pode ajudá-lo com tarefas de programação e desenvolvimento de software, incluindo geração de código, depuração e explicação de código. O Bard está disponível em mais de 20 idiomas, incluindo português.
O Google Bard é alimentado por um modelo de linguagem grande (LLM), especificamente uma versão leve e otimizada do LaMDA, e será atualizado com modelos mais novos e mais capazes ao longo do tempo. Este modelo baseia-se na compreensão do Google sobre informação de qualidade. Você pode pensar num LLM como um motor de previsão. Quando recebe uma solicitação, ele gera uma resposta selecionando, uma palavra de cada vez, entre as palavras que provavelmente virão a seguir. Escolher a escolha mais provável toda vez não levaria a respostas muito criativas, então há alguma flexibilidade envolvida. Continuamos a ver que quanto mais as pessoas os usam, melhores os LLMs ficam em prever quais respostas podem ser úteis.
Enquanto os LLMs são uma tecnologia empolgante, eles não estão livres de falhas. Por exemplo, porque eles aprendem com uma ampla gama de informações que refletem preconceitos e estereótipos do mundo real, esses às vezes aparecem nas respostas. E eles podem fornecer informações imprecisas, enganosas ou falsas enquanto as apresentam com confiança. Por exemplo, quando solicitado a partilhar algumas sugestões de plantas internas fáceis, o Bard apresentou ideias convincentes … mas errou algumas coisas, como o nome científico da plantas. Embora seja importante estar ciente de desafios como estes, ainda há benefícios incríveis para os LLMs, como iniciar a produtividade humana, a criatividade e a curiosidade. E assim, ao usar o Bard, você frequentemente terá a escolha de alguns rascunhos diferentes da sua resposta para que possa escolher o melhor ponto de partida para você. Você pode continuar a colaborar com o Bard a partir daí, fazendo perguntas de acompanhamento. E se você quiser ver uma alternativa, sempre pode pedir ao Bard para tentar novamente. O Bard é uma interface direta para um LLM e pensamos nele como uma experiência complementar ao Google Search.
O LaMDA é uma sigla em inglês para Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo. É uma família de modelos de linguagem grandes conversacionais desenvolvidos pelo Google. Originalmente desenvolvido e introduzido como Meena em 2020, o LaMDA de primeira geração foi anunciado durante a palestra principal do Google I/O 2021, enquanto o de segunda geração foi anunciado no ano seguinte.
O LaMDA é baseado numa arquitetura de rede neural chamada Transformer, que o Google inventou e disponibilizou em código aberto em 2017. Essa arquitetura produz um modelo que pode ser treinado para ler muitas palavras (uma frase ou parágrafo, por exemplo), prestar atenção em como essas palavras se relacionam umas com as outras e depois prever quais palavras acha que virão a seguir.
Mas, ao contrário da maioria dos outros modelos de linguagem, o LaMDA foi treinado em diálogo. Durante seu treino, captou várias das nuances que distinguem a conversa aberta de outras formas de linguagem. Uma dessas nuances é a sensatez. Basicamente: A resposta a um determinado contexto conversacional faz sentido? Outra nuance é a especificidade. Respostas satisfatórias também tendem a ser específicas, relacionando-se claramente com o contexto da conversa.
O objetivo do LaMDA é permitir conversas naturais e fluidas sobre uma variedade aparentemente infinita de tópicos, uma habilidade que o Google acredita que poderia desbloquear maneiras mais naturais de interagir com a tecnologia e categorias inteiramente novas de aplicativos úteis.
Um Transformer é uma arquitetura de rede neural que o Google inventou e disponibilizou em código aberto em 2017. Essa arquitetura produz um modelo que pode ser treinado para ler muitas palavras (uma frase ou parágrafo, por exemplo), prestar atenção em como essas palavras se relacionam umas com as outras e depois prever quais palavras acha que virão a seguir.
Um Transformer é composto por duas partes principais: um codificador e um descodificador. O codificador recebe uma sequência de entrada (por exemplo, uma frase em português) e converte em outra sequência de vetores chamada codificação. O descodificador recebe a codificação e a converte em uma sequência de saída (por exemplo, uma frase em inglês). Cada codificador e descodificador contém um componente chamado mecanismo de atenção, que permite que o processamento de uma palavra de entrada inclua dados relevantes de certas outras palavras, enquanto mascara as palavras que não contêm informações relevantes.
O mecanismo de atenção funciona calculando um peso para cada par de palavras na sequência de entrada, indicando o quanto uma palavra é relevante para outra. Por exemplo, se a palavra de entrada for “ele”, o mecanismo de atenção pode atribuir pesos altos às palavras que fornecem o contexto para o género ou o número do pronome. Em seguida, o mecanismo de atenção multiplica cada palavra pelo seu peso correspondente e soma os resultados para obter uma representação ponderada da palavra de entrada.
O Transformer usa vários mecanismos de atenção em paralelo, aproveitando o processamento paralelo oferecido pelas GPUs. Isso é chamado de atenção multi-cabeça. O Transformer também usa diferentes tipos de atenção para diferentes propósitos. Por exemplo, usa atenção auto-regressiva no descodificador para gerar a saída uma palavra por vez, garantindo que cada palavra dependa apenas das palavras anteriores. Também usa atenção encadeada no descodificador para alinhar a saída com a codificação gerada pelo codificador.
ChatGPT-4 é um modelo hipotético de linguagem grande conversacional baseado no GPT-4, o sistema de inteligência artificial mais avançado do OpenAI. O GPT-4 foi anunciado em março de 2023 como um modelo multimodal (aceitando entradas de imagem e texto, emitindo saídas de texto) que, embora menos capaz do que os humanos em muitos cenários do mundo real, exibe desempenho de nível humano em vários benchmarks profissionais e académicos.
ChatGPT-4 é uma versão do GPT-4 que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT-4 responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, desafie premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas. O ChatGPT-4 também pode ajudar com tarefas de programação e desenvolvimento de software, incluindo geração de código, depuração e explicação de código.
Relativamente Google Bard ainda não se pode dizer muito porque a ferramenta do Google não está disponível em Portugal.
Trabalho na área de tecnologia e informática desde 1993 e na área de internet como blogger e webmaster desde 2004. Adoro tecnologia, gadgets, cinema e viagens. Adoro investigar e escrever sobre tecnologias, viagens e carros.
No próximo outono e inverno, muitas pessoas se perguntam se devem optar por um aquecedor…
Portugal é amplamente reconhecido como um dos destinos mais desejáveis da Europa para viver, combinando…
A instalação de aquecedores solares de água é frequentemente promovida como uma solução ecológica e…
Os aspiradores robôs são cada vez mais populares em muitas casas, prometendo tornar a limpeza…
As máquinas de café em cápsulas têm se tornado cada vez mais populares em todo…
Essa é uma pergunta comum entre os consumidores de calças jeans. Embora pareça insignificante, o…