Produtividade no trabalho é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e o tempo e recursos necessários para essa determinada produção. De forma breve, é a capacidade de fazer mais em menos tempo, sem perder a qualidade.
Para aumentar a produtividade no trabalho, existem algumas dicas que podem ajudar, como:
Uma dos grandes truques para aumentar a produtividade é automatizar tudo o que é possível automatizar. Por isso, vou sugerir 15 ferramentas e aplicações que te poderão ajudar e automatizar as tarefas que fazes diariamente. A lista é a seguinte :
Trello é uma ferramenta online que permite gerir projetos e tarefas de forma visual e colaborativa. Você pode criar quadros, listas e cartões para organizar o seu trabalho e o da sua equipa. O Trello também oferece integrações com outros aplicações, automação sem código, diferentes modos de visualização e recursos de segurança para empresas.
RescueTime é um software que ajuda a medir e melhorar a sua produtividade no trabalho. Ele monitoriza o tempo que você gasta em diferentes aplicações e sites, e mostra relatórios sobre o seu nível de foco, distrações, comunicação e equilíbrio. Você também pode usar o RescueTime para bloquear sites que atrapalham a sua concentração, definir metas diárias de trabalho focado e receber dicas e feedbacks para otimizar o seu tempo.
Forest é uma aplicação que te ajuda a manter o foco e a presença no momento presente. Você pode plantar uma árvore virtual na aplicação e ela vai crescer enquanto você se dedica a uma tarefa sem usar o telemóvel. Se você sair da aplicação, a árvore morre. Você também pode ver o seu progresso diário, semanal e mensal, e participar de um projeto social que planta árvores reais em parceria com a Trees for the Future.
Focus@Will é um serviço de música baseado em neurociência que ajuda a aumentar a sua produtividade em até 400% quando você trabalha ou estuda. Ele usa músicas instrumentais especialmente sequenciadas para reduzir as distrações, energizar você e ajudar você a cumprir os seus prazos. Você também pode escolher entre diferentes gêneros musicais, ajustar a intensidade do som e medir o seu progresso com gráficos e estatísticas.
Todoist é uma aplicação de lista de tarefas que te ajuda a organizar o seu trabalho e a sua vida. Você pode adicionar as suas tarefas, definir prioridades, prazos e lembretes, criar projetos e subprojetos, e sincronizar tudo em todos os seus dispositivos. O Todoist também permite que você colabore com outras pessoas, integre com outras ferramentas e visualize o seu progresso com gráficos e estatísticas.
Slack é uma ferramenta de comunicação e colaboração para equipas de trabalho. Você pode criar canais para diferentes tópicos, projetos ou departamentos, e trocar mensagens, arquivos e chamadas de voz ou vídeo com os seus colegas. O Slack também permite que você integre com outras ferramentas, como Google Drive, Trello, Zoom e mais.
Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem. Você pode guardar os seus documentos, fotos, vídeos, folhas de cálculo e apresentações no Google Drive, e aceder de qualquer dispositivo com uma conexão à internet. Você também pode partilhar os seus ficheiros com outras pessoas, editar online com o Google Docs, Sheets e Slides, e integrar com outras ferramentas do Google, como Gmail, Calendar e Photos.
Pocket é uma aplicação que te permite guardar artigos interessantes da web para ler depois. Você pode guardar os seus artigos com o botão Guardar no Pocket no seu navegador ou com a aplicação Pocket. Você também pode receber recomendações de artigos de qualidade, personalizar a sua experiência de leitura e ouvir os artigos com a opção de reprodução de áudio.
Focus Booster é uma aplicação que te ajuda a usar a técnica pomodoro para gerir o seu tempo e melhorar a sua produtividade. Você pode definir períodos de trabalho focado e pausas curtas, e acompanhar o seu progresso com gráficos e estatísticas. O Focus Booster também permite que você registre o seu tempo automaticamente, visualize as suas horas trabalhadas e fature os seus clientes.
IFTTT é uma plataforma que te permite conectar as suas aplicações e dispositivos favoritos de forma rápida e fácil. Você pode criar automações baseadas em condições e ações, chamadas de Applets, que te ajudam a simplificar e personalizar o seu dia a dia. Por exemplo, você pode criar um Applet que acende as luzes da sua casa quando você chega, ou que envia uma mensagem para alguém quando você sai do trabalho. O IFTTT suporta mais de 800 aplicações, serviços e dispositivos, como Google, Alexa, Twitter, Instagram, Fitbit, Slack e muito mais.
Habitica é uma aplicação gratuita que te ajuda a criar hábitos e ser mais produtivo, transformando a sua vida real num jogo. Você pode adicionar as suas tarefas, metas e hábitos no Habitica, e ganhar recompensas, experiência e itens conforme você os completa. Você também pode personalizar o seu avatar, participar de desafios, se juntar a guildas e fazer parte de uma comunidade de jogadores que te apoiam e motivam.
Mindmeister é uma aplicação que te permite criar mapas mentais online e em qualquer dispositivo. Você pode usar os mapas mentais para visualizar as suas ideias, colaborar com a sua equipa, gerir as suas tarefas e partilhar com o mundo. O Mindmeister também oferece temas personalizados, modos de visualização, comentários e notificações, imagem incorporada e integrações com outras ferramentas.
Asana é uma ferramenta de gestão de trabalho, projetos e tarefas online. Você pode criar projetos, atribuir tarefas, definir prazos e acompanhar o progresso da sua equipa. A Asana também permite que você automatize os seus processos, crie formulários, use modelos e integre com outras ferramentas, como Google Drive, Slack, Zoom e mais.
Notion é uma aplicação que te permite criar o seu próprio espaço de trabalho, onde você pode pensar, escrever e planear. Você pode usar o Notion para capturar os seus pensamentos, gerir os seus projetos ou até mesmo administrar uma empresa inteira, e fazer tudo da forma que você quiser. O Notion também oferece wikis, projetos, documentos e um assistente de inteligência artificial integrado.
Zapier é uma plataforma que te permite conectar as suas aplicações favoritas e criar automações sem código. Você pode criar fluxos de trabalho baseados em condições e ações, chamados de Zaps, que te ajudam a simplificar e personalizar o seu dia a dia. Por exemplo, você pode criar um Zap que envia um e-mail para um novo cliente quando ele se regista no seu site, ou que grava os seus ficheiros do Gmail no Google Drive. O Zapier suporta mais de 5.000 aplicações, serviços e dispositivos, como Google, Slack, Zoom, Twitter, Instagram, Asana e muito mais.
Trabalho na área de tecnologia e informática desde 1993 e na área de internet como blogger e webmaster desde 2004. Adoro tecnologia, gadgets, cinema e viagens. Adoro investigar e escrever sobre tecnologias, viagens e carros.
No próximo outono e inverno, muitas pessoas se perguntam se devem optar por um aquecedor…
Portugal é amplamente reconhecido como um dos destinos mais desejáveis da Europa para viver, combinando…
A instalação de aquecedores solares de água é frequentemente promovida como uma solução ecológica e…
Os aspiradores robôs são cada vez mais populares em muitas casas, prometendo tornar a limpeza…
As máquinas de café em cápsulas têm se tornado cada vez mais populares em todo…
Essa é uma pergunta comum entre os consumidores de calças jeans. Embora pareça insignificante, o…